Para bilhões de pessoas não estamos em 2020

 


Para bilhões de pessoas não estamos em 2020!

 

É fato notório que o nosso calendário começou a sua computação em virtude do nascimento de Jesus Cristo, no entanto outras religiões, outras culturas estão em anos diversos, em razão de celebrarem acontecimentos históricos, no seu contexto. É pertinente demonstrar o subjetivismo da conta dos anos para diversos povos:

 

CALENDÁRIO JUDAICO: é um calendário lunissolar, em que os meses são contados a partir da Lua e os anos pelo Sol. Sua computação se iniciou no “Êxodo”, em que os Hebreus, guiados por Moisés, saem da escravidão do Egípcios e vão em direção à terra prometida. Moisés é mencionado como o “avatar” (é o ser ungido por Deus) da “era de Áries”. O ano dos judeus agora está em 5780. Para nós seu ano se inicia em 26 de abril, data próxima à Pascoa, palavra que significa em hebraico “pessach” seria “passagem por cima”.

 

CALENDÁRIO ISLÂMICO:é um calendário lunar. Sua conta se dá em razão da fuga de Maomé de Meca para Medina no ano de 622. O ano para os islâmicos está em 1441, seu novo ano se inicia em meados de julho.

 

CALENDÁRIO CHINÊS: é um calendário lunissolar. Nesse momento os chineses estão no ano 4718, seu ano se inicia em 25 de janeiro. Outra peculiaridade é que seus signos são em homenagens aos animais, logo os chineses!! Um ciclo de um ano equivale a um signo, por ex.: este ano é o signo do rato. Na Ásia diversos países adotam esse calendário.

 

CALENDÁRIO BUDISTA:é um calendário lunissolar, muitos países do sudoeste da Ásia o utilizam. Sua contagem se dá pela morte de Buda, quando tinha em torno de 80 anos, isso foi em 544 A.C. Agora os Budistas estão no ano de 2562.

 

CALENDÁRIO MAIA: é um calendário lunar, mas também possui outros ciclos, como Vênus e Sirius. Uma de suas contagens expirou há poucos anos, como foi o famoso acontecimento de 21 de dezembro de 2012, nada mais foi do que o final do maior ciclo Maia, que fechou 5200 anos.  Possuem elementos, signos, etc..... uma cultura muito interessante!!

 

CALENDÁRIO ORTODOXO: é um calendário Solar. Baseia-se no calendário Juliano (de Júlio César), como se ignorasse o calendário Gregoriano, muito em razão de sua filosofia de não aceitar o Papa. Essa religião está presente nos EUA, Rússia, leste europeu. Ela surgiu em torno de 1054 em Constantinopla.

Sua contagem só possui a diferença de 14 dias do nosso calendário, celebram o ano novo em 14 de janeiro.

 

Existem outros calendários menores como o armênico, persa, etiópico, contudo, com menor influência.

 

CALENDÁRIO ROMANO, JULIANO, GREGORIANO:esse calendário norteia nossa vida até hoje, nada mais justo do que fazer uma breve regressão até a sua criação. O primeiro formato do calendário Romano foi em torno de 753 A.C, chamado de calendário de Rômulo também de pré-juliano. Essa tabela era baseada na Lua e se iniciava no equinócio da primavera (polo Norte), como se o ano começasse em 20 de março (entrada de Aries). Tinha como meses Março, Abril,Maio, Junho, Quintilis, Sextilis, Setembro (7), Outubro (8), Novembro(9), Dezembro(10). Sim, eram dez meses, sendo que quando entrava o solstíciode inverno os romanos simplesmente pulavam as datas, 60 dias entre dezembro e março eram ignorados.

 Em 713 A.C Pompilio, rei de Roma, inseriu os meses de Janeiro e Fevereiro, como 11º e 12º mês respectivamente. Janeiro por causa do Deus “Janus” que se abre e fecha as portas, por isso agora primeiro mês e Fevereiro significa purificação, febre. Depois disso, trocaram para os dois primeiros meses do ano, pois a transição de ano não poderia adentrar na “febre”.

 Posterior a isso, Júlio César, talvez o maior romano de todos, modifica o calendário (chamado calendário Juliano, erasolar), retirando o mês quintilis e introduzindo o mês de “julho” em sua homenagem, colocando-o no mês 7, mas também com 31 dias. Isso ocorreu em 46 A.C, dois anos depois em 14 de março Júlio César foi assassinado, bem na transição da “era de Aries para a de Peixes”, a própria data do assassinato converge com isso. Com a chegada de Otavio Augusto, primeiro Imperador de Roma, também há uma permuta de sextilis para Agosto, entrando como mês 8 e com 31 dias, antes deles os meses tinham 30 dias, tiraram dias de Fevereiro, provavelmente por causa da febre, não à toa o carnaval é por essa data.

 Calendário Gregoriano, foi implementado pelo Papa Gregório XIII, em 1582, é uma tabela solar e recebe críticas por muitos até hoje, por ignorar os ciclos da Lua, pode-se dizer que é o calendário da globalização/igreja.

 

Marcell Schaidhauer Barcellos

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Páscoa

Tesouro

Os paralelos