Cafarnaum

 


Cafarnaum

 

                    Cafarnaum é uma cidade que é mencionada no novo testamento por diversas vezes, foi lá em que Yeshua “pescou” alguns apóstolos para que eles pescassem seguidores. Ele teve ir para lá, porque em sua cidade, Nazaré, não o aceitavam, lá Sananda fez alguns milagres. Ela fica às margens do mar da galileia, próxima à capital da Galileia, à época, Tiberíades (homenagem ao Imperador Tibério).

 

                    Jesus Cristo viveu nessa cidade por uns três anos, antes de peregrinar rumo à Judeia e Jerusalém. Foi em Cafarnaum que alguns dos apóstolos foram “convocados”, como os irmãos pescadores Simão Pedro e André, bem como os outros irmãos e também pescadores Tiago e João, Yeshua disse: “ vinde após mim, que eu os farei pescadores de homens”. Foi lá também que Cristo tornou discípulo o publicano (cobrador de impostos) Mateus.

 

                    Nesse local Jesus aplicou alguns milagres, como foi o caso de ressuscitar a filha do rabino Jairo, também curou um cinturão romano sem estar presente, bastando a fé de seu mensageiro, curou um paralítico. A razão pela qual o fez deixar sua cidade não se tem certeza, infere-se que foi pela rejeição de seu próprio povo, por não o aceitar como Messias, mas também pela morte de seu primo João Batista.

 

                    Cafarnaum teria sido escolhida por Cristo, porque Salomé, mãe de Tiago e João, seria sua tia e eles, consequentemente, seus primos. Talvez, por isso, que João tenha cuidado da Mãe Maria após a passagem de Yeshua. Foi na casa de Simão Pedro que Jesus viveu por um bom tempo, salvou a sogra de Pedro que estava à beira da morte. Foi nessa cidade em que praticou as primeiras pregações aos sábados, de acordo com o Torah, numa grande sinagoga construída por romanos “simpatizantes” pelo judaísmo.

 

                    Pode-se dizer que essa cidade foi a introdução das palavras do Senhor, conforme o Messias, já que foi lá que ele amealhou os primeiros apóstolos, assim como foi “aceito” pelo povo, facilitando a propagação da verdadeira mensagem. Todavia, Cafarnaum lhe virou as costas, assim como Betsaida e Corazim, sendo que Sananda antevira suas destruições e de fato foram à ruina.

Marcell Schaidhauer Barcellos

 

                   

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sodoma e Gomorra