Lao Tsé

 




Como o oriente vê a espiritualidade (2ª parte)

 

                        Muito se comenta acerca das religiões do ocidente, tendo como limite o budismo e o hinduísmo na península da índia e leste da Ásia, contudo quais crenças regem o povo chinês, japonês, coreanos, mongóis? Desde o século VI A.C pensadores como Confúcio e Lao Tse têm influenciado essas regiões com os seus ensinamentos filosóficos, servindo como parâmetro de vida.

                        taoísmo também chamado de daoísmo tem origem com as antigas crenças panteísticas e crenças xamânicas chinesas. Desenvolvida a partir da filosofia oriental, conhecida como Tao, a religião foi criada na China a partir dos ensinamentos de Lao Tse. Religião politeísta, o taoísmo acredita que o Tao tem o papel de criador de todas as coisas existentes.

                     De acordo com essa crença, a sabedoria do Tao é a única fonte do universo e deve ser um caminho natural dos acontecimentos da vida que todos devem seguir. Assim, os adeptos do taoísmo seguem a busca pelo Tao, que significa caminho e representa a força do universo. O símbolo do taoísmo representa a ideia de dualidade presente nas coisas do universo. O yin e o yang são os elementos que representam as duas forças fundamentais opostas e complementares que fazem parte natureza.

 

                        Dividido entre as vertentes religiosa e filosófica, o taoísmo é uma corrente de pensamento que segue os ensinamentos de Lao-Tse como forma de encontrar harmonia na vida e com a natureza.

 

                     O taoísmo prega alguns ensinamentos, como o desapego dos bens materiais sendo esta uma forma de alcançar o seu caminho; a contemplação da natureza como referência para as atitudes e pensamentos; a suavidade, o relaxamento e a flexibilidade em vez de força e rigidez; a generosidade de dar sem a expectativa de receber algo em troca; o princípio da não violência; e a simplicidade como forma de se aproximar da perfeição e da pureza.

 

                   Os taoistas realizam alguns rituais sagrados como o culto aos ancestrais, o exorcismo, a alquimia como cura dos males físicos, a magia para ter poder sobre a natureza, e a necromancia como forma de se antecipar ao futuro. Além desses rituais, os taoistas realizam outros que de acordo com sua doutrina religiosa são formas de se alcançar a plenitude espiritual. Entre as práticas taoistas destacam-se: meditação, prática do feng shui, leitura dos textos sagrados, e leitura da sorte ou adivinhação.

 

 

                     Lao Tse, de acordo com a tradição chinesa, escreveu o livro sagrado do taoísmo. Conhecido como o livro do Caminho e da Virtude por alguns, o Tao Te Ching é um de 5.500 palavras, no qual estão escritos os ensinamentos religiosos e filosóficos adquiridos por Lao Tsé na busca pelo Tao. Não há exatidão na data do nascimento de Lao Tsé, uns afirmam século II A.C, já outros no século VI A.C, sua morte também é um mistério, já que afirmam que ele simplesmente ascendeu ao céu.



                     Na China, as atividades taoístas são reguladas pela Associação Taoísta da China e reconhecida pela República Popular da China como uma das suas cinco religiões do país. Além da China, a religião está presente em outros países com um grande número de seguidores em Hong Kong e na Tailândia, no Japão tem poucos adeptos, já que a maior religião desse país é o xintoísmo (harmonia entre homem e natureza). Devido à difusão através da prática de artes marciais que utilizam os ensinamentos pregados pela religião, como o equilíbrio entre o yin e o yang, o taoísmo ficou conhecido mundialmente. Atualmente, existem cerca de 20 milhões de adeptos do taoísmo no mundo.

 

 

https://www.educamaisbrasil.com.br/enem/religiao/taoismo

 

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sodoma e Gomorra