A paciência de Jó

 



A paciência de Jó

 

                    Ao ler a Bíblia, fica cristalino que vários personagens são detentores de fé, porém um deles isso ficou mais evidente. Fala-se de Jó, personagem que perdeu tudo que tinha: casa, bens, filhos, etc.. Depois disso, ele permaneceu firme com sua fé, nunca dando ouvidos aos que estavam com as palavras “do outro lado”.

 

                    Segundo a Bíblia, certa vez o Inominável reuniu seus anjos, assim como estava presente Satanás, este andava “rodeando” a Terra.  Deus perguntou a Satanás se ele tinha observado o seu filho Jó, porque ninguém havia na Terra semelhante a ele, homem sincero e reto, temente a Deus, desviando-se do mal. Então, Satanás disse: pele por pele e tudo quanto o homem tem dará pela sua vida. Deus autorizou que Satanás interviesse sobre a vida de Jó, mas que lhe poupasse a vida, assim começou a sua “provação” (Jó 2).

 

                    Não se sabe de que época era Jó, na bíblia se menciona os Caldeus e que ele era da terra de Uz, com isso, há indícios que seja da mesma época de Abraão, ou um pouco antes, portanto não há como dar exatidão a datas. Jó era um homem rico no “oriente”, tinha terras, muitos animais, também sua família era farta. Depois do “desafio” Deles, foi tirada suas terras, seus dez filhos morreram, seus animais também. Ele também foi acometido de uma chaga que iria dos pés à cabeça, sua mulher também sobrevivera.

 

                    Sua mulher duvidava de Deus, pois repreendia Jó pela sua fé, assim como os seus três amigos que não concebiam o tamanho de sua crença. Certa vez, depois do início dessa expiação, Jó disse o seguinte: “ Nu saí do ventre de minha mãe e nu o tornarei para lá; o Senhor o deu e o Senhor o tomou, bendito seja o nome do Senhor. Em tudo isto Jó não pecou, nem atribuiu a Deus falta alguma” (Jó 1:21).

 

                    Depois de Satanás enviar os seus “mensageiros”, Jó permaneceu firme e reto. Tinha terminado o “desafio”, Deus venceu, mas não com sua força, se o fizesse não teria graça, mas com o seu caráter, a fidelidade revestida de fé tornou Jó “intocável”, ele recebeu todos os bens em dobro e teve outros 10 filhos. No hinduísmo, há um personagem que é a figura da retidão, ele é Rama (Vishnu), pode-se dizer que Jó o Rama da Bíblia, tamanha a sua devoção pelo Altíssimo, mas, sobretudo, por aceitar os caminhos oferecidos por Ele, seja com ganhos e riquezas, seja com pobrezas e perdas.

Marcell Schaidhauer Barcellos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sodoma e Gomorra