A maior guerra de todas

 




A maior guerra de todas

 

                          A guerra de Kurukshetra, de acordo com o livro Mahabharata, a luta entre clãs irmãos, os Káuravas e os Pândavas, pelo trono de Hastinapura (região localizada próxima da atual Nova Deli), foi resolvida em uma guerra em que um grande número de antigos reinos participaram como aliados dos clãs rivais. A batalha ocorreu em Kuru-kshetra (que significa campo dos Kuru), no atual estado de Haryana, no norte da Índia.

 

                        Maha em hindu é grande e bharata é Índia, seria a grande Índia. De um lado os Pândavas, filhos do Rei Pandu, que tinha falecido e o seu irmão, Dhritarashtra, era o novo Rei, o pai dos Káuravas. Os cinco irmãos Pândavas, dentre eles Arjuna, Bhima, Yudhishitira, tinham perdido toda parte de seu reino numa aposta de jogo, depois disso ficaram 12 anos no exílio e na volta teriam seu reinado de volta, porém os Káuravas tinham descumprindo o acordado, não restando alternativa, os Pândavas anunciaram a guerra. Os Káuravas, representados pela ganância, foram liderados pelo primogênito Dhuryodhana.

 

                      Em nossa vida, passamos por inúmeras provações que poderão nos levar a vários caminhos, porém, conforme Krishna, só há dois caminhos: para cima ou para baixo, o mundo espiritual ou o mundo físico. E foi essa dicotomia que levou essa guerra. De um lado, os Pandavas (ou Jedis) que eram desapegados com a vida material, sabiam de sua verdadeira essência, de sua beleza interior.

 

                       Enquanto do outro lado estão os Káuravas (Darth Vader) que dominados pela ganância, inveja, ódio, ciúme, arrogância, hipocrisia, ira, egoísmo e outros sentimentos negativos que foram contaminados, mas por eles mesmos, não por terceiros, os responsáveis por suas vidas são vocês mesmos!

 

                     A obra mostra essa dualidade dessas duas famílias, que eram primas, da nossa dualidade interior. Bem da verdade, todos possuem um pouco das duas famílias, o que se deve elucidar é em qual lado você se inclinará. Os Káuravas são aquela mente inquieta, que quer consumir, comprar, adquirir, estar no automático, sem quase pensar direito, como também é tomada pelos sentimentos negativos como foi Darth Vader em Guerra nas Estrelas.

                  

                      Ao passo que os Pandavas são aquela voz suave que emana no profundo de nosso Atma, aquilo que sabemos que é correto, que faz você ter compaixão, sentir dor pela humanidade, faz pensar no outro como você pensaria para você mesmo, que sua vida tenha um propósito maior do a rotina diária, é aquela “voz da consciência”.

 

                    Por conta disso, esse seria o maior embate de todos os tempos: você vencer a si mesmo, quando há um confronto com terceiro, inevitavelmente, independentemente do vencedor, vocês se separarão, não conviverão para sempre, já você consigo mesmo é para todo sempre. Como no filme Guerra nas Estrelas os dois lados mudaram de lado, por isso estamos a vida toda sob provações. Já dizia Buda: “maior que a conquista em batalha de mil vezes mil homens, é a conquista de si mesmo”.

https://espacogovinda.com.br/2017/10/16/5-licoes-do-bhagavad-gita-para-vencer-seu-pior-inimigo-voce/

Marcell Schaidhauer Barcellos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sodoma e Gomorra