Israel

 




Israel

 

                    Jacó foi um importante personagem Bíblico, filho de Isaque e neto de Abraão, irmão gêmeo de Esaú. Seu legado foi ampliar o tamanho da tribo hebreia, iniciada por seu avô, na terra prometida, Canaã. Teve Lia e Raquel como esposas, sendo as duas irmãs, tendo 13 filhos, 12 homens e uma mulher, essa descendência ficou conhecida como as “12 tribos”.

 

                    Rebeca, quando deu a luz a Jacó e Esaú, recebeu que eles seriam pais de duas nações (Israelitas e Edomitas), ela sempre deu preferência a Jacó, já que tudo que ele tocava se tornava próspero, ao passo que seu pai, Isaque, dava mais importância a Esaú, por ser um exímio caçador, por divergências entre os irmãos, Jacó teve que fugir da tribo, para não haver uma tragédia, nessa fuga conheceu as suas duas esposas.

 

                    Lia e Raquel eram irmãs, filhas de Labão, Lia era mais velha, Raquel, a mais nova, tinha se apaixonado por Jacó e ele também, estavam com casamento marcado, o dote seriam 7 anos de trabalho de Jacó nas terras de Labão, porém, no dia do casamento, a noiva foi com véu totalmente coberto e suas relações foram às escuras, no outro dia pela manhã Jacó descobre que era Lia sua esposa.

 

                    Enfurecido, foi querer saber o porquê disso com seu sogro, ele propôs que se casasse com Raquel e mais 7 anos de trabalho, mesmo contrariado, Jacó aceitou, pois amava Raquel. Com Lia teve os 4 primeiros filhos: Rubem, Simeão, Levi e Judá, depois disso Jacó teve dois filhos cada com duas concubinas, Raquel veio a ter seus últimos dois filhos: José e Benjamin. Eram os preferidos de Jacó, por serem filhos de seu verdadeiro amor, porém ela morre no parto de Benjamin.

 

                    Depois de cumprir o trato com seu sogro, Jacó parte em direção à Terra que o Senhor indicava, chegando lá recebe a mensagem de que seu nome seria Israel (significa "o que luta com Deus") e ele seria pai de uma nação. Esse imenso amor por Raquel lhe causou inúmeros dissabores, como a perseguição dos outros irmãos com José, o qual acabou virando escravo e abriu portas para a conexão entre hebreus e egípcios. Contudo, com a troca de nome, ele se tornou verdadeiramente “o pai” de uma nação, nação que tem o seu nome até os dias de hoje, além disso, foi por muito tempo dividida por 12 tribos, locais que eram o nome de seus filhos.

 

Marcell Schaidhauer Barcellos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sodoma e Gomorra