Jerusalém

 




Jerusalém

 

                              Jerusalém é uma das mais antigas cidades do mundo, seu nome, muito provavelmente, adveio do Reinado de Shalém que significa “completo, perfeito”, depois do contato entre Abraão e o sacerdote/Rei Melquizedeque que o local trocou de nome, Abraão mencionou o prefixo “Yeru”- Yeru-Shalém= Jerusalém a cidade perfeita, isso ocorreu quase 3000 anos A.C, já outros a chamam de “cidade da paz”

 

                              Essa cidade, ao longo do tempo, foi cercada de muros para proteção, mesmo assim foi sitiada 23 vezes, atacada 52 vezes, capturada e recapturada por 44 vezes e, até mesmo, destruída por duas vezes. A conexão dos Árabes se dá, pelo fato de que lá seria o local em que Maomé ascendeu, sendo a 3ª cidade mais importante para eles, atrás de Meca e Medina. Já para os cristãos está no próprio nome, cidade em que Jesus Cristo foi crucificado.

 

                                   Agora aos Judeus, sem dúvida, é a maior e mais antiga relação, porque se iniciou com Abraão e depois deu continuidade com Isaque, Jacó e seus descendentes. Jerusalém fica na região da tribo de Judá, tornou-se capital dos Hebreus em torno de 1015 A.C, quando o Rei Davi unificou as tribos de Israel, antes ela era dominada pelos Jebuseus, depois de Davi, seu filho, Salomão construiu um grande templo.

 

                              Depois de Salomão, alguns outros Reis governaram Jerusalém, tendo contato com outros Deuses, com imagens, isso foi desaproximando da real vontade do Senhor. Por volta de 587. A.C o profeta Jeremias avisou ao Rei Zedequias do desvirtuamento e que os babilônicos, liderados por Nabucodonossor II chegariam a Jerusalém, eles tomaram para si a cidade e expulsaram os judeus, levaram como escravos e destruíram o templo de Salomão.

 

                              O retorno não tardou muito (em torno de 150 anos), o Imperador Ciro, por influência de sua esposa, Ester, que era judia, liberou a volta do povo para reconstruir sua cidade e o templo. Nesse lapso temporal, aconteceu uma das lacunas da Bíblia, uma vez que, entre o velho e o novo testamento, não há relatos entre 400 A.C até a proximidade do nascimento de Jesus/Yeshua. Depois foi tomada pelos Romanos, posteriormente cruzadas e outros confrontos. O que se pode inferir é da grandiosidade dessa cidade, com tantos confrontos e trocas, fica evidente que é um local sagrado, para todos.

Marcell Schaidhauer Barcellos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sodoma e Gomorra